Barros & Carvalho Advogados

Nossos Serviços

O conhecimento e a experiência que adquirimos ao longo dos anos nos permitiram desenhar um portfólio de serviços que atende às principais demandas do mundo corporativo, em seus vários segmentos econômicos.

DETERMINAÇÃO POTÊNCIA INSTALADA E LÍQUIDA

A publicação da Resolução Normativa n° 420, de 30 de Novembro de 2010 estabeleceu uma sistemática para determinação da “Potência Instalada” e da “Potência Liquida” de empreendimentos de geração, para fins de outorga, regulação e fiscalização dos serviços de energia elétrica e revogou a Resolução nº 407 de 19 de Outubro de 2000.
Esta publicação serviu para complementar o conceito de “Potência Instalada” da central geradora de energia elétrica, visto que era preciso considerar a capacidade efetivamente disponibilizada ao sistema elétrico e as distintas finalidades demandadas pelos demais agentes do setor elétrico.
O objetivo é elaborar relatório técnico em conformidade com a Resolução Normativa nº 420/2010 e seus anexos, para determinação da Potência Instalada e Potência Líquida de geradoras de energia hidráulica.

TERMINOLOGIAS E CONCEITOS

Unidade Geradora: conjunto constituído por um gerador elétrico conjugado a máquina(s) motriz(es) e respectivos equipamentos, destinado a converter em energia elétrica outra forma de energia.

Potência Instalada: capacidade bruta (kW) que determina o porte da central geradora para fins de outorga, regulação e fiscalização, definida pelo somatório das potências elétricas ativas nominais das unidades geradoras principais da central.

Potência Elétrica Ativa Nominal: é a máxima potência elétrica ativa possível de ser obtida nos terminais do gerador elétricos, respeitados os limites nominais de fator de potência e comprovada mediante dados de geração ou “ensaio de desempenho”.

Potência Líquida: é a potência elétrica ativa (kW) máxima disponibilizada pela central geradora, definida em termos líquidos no seu ponto de conexão, ou seja, descontando da potência bruta gerada o consumo em serviços auxiliares e as perdas no sistema de conexão da central geradora e comprovada mediante dados de geração ou “ensaio de desempenho”.
.

voltar
HOME | EMPRESA | EQUIPAMENTOS | SERVIÇOS | CLIENTES | REPRESENTADAS | CONTATO

Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti - 3995 - Sala 27 - Casa Caiada – Olinda - PE
Tel. 81 9952.9843 / 81 3426.9336 / 81 99606706 / 81 99645185


>